Petra. A única coisa que eu sabia sobre a Jordania era isso: Petra, a Cidade Perdida, The Rose-Red City, Indiana Jones e a Ultima Cruzada, uma das 7 maravilhas do mundo moderno (agora só faltam 3 pra eu completar as 7!)... Não que exista muito mais que isso na Jordania (hehehe, brincadeira), mas certamente é disparado a maior atração do país e o highlight da minha trip pro Oriente Medio ate agora. Sinceramente, fiquei mais impressionado com Petra do que com as piramides no Egito. Petra é uma cidade inteira quase totalmente escavada das pedras, onde viviam umas 30 mil pessoas. E o mais incrível é que 85% da cidade ainda está embaixo da terra, esperando dinheiro suficiente para ser escavada.
Mas a Jordania realmente não é só Petra. Tem muito mais. Muito mais deserto, isso sim. Oitenta porcento do país é deserto, e da mesma forma que o Egito depende do Nilo para agricultura, a Jordania só consegue plantar qualquer coisa as margens do Rio Jordao, onde Jesus foi batizado. Aqui não se produz quase nada, além de um pouco de fertilizante e a principal atividade do país é o turismo mesmo. Mas mesmo assim o país é muito mais limpo que o Egito, o padrão de vida é mais alto e as coisas são mais caras. A capital Amman não se compara a Cairo e todas as constuções são de marmore branco.
A Jordania foi palco de várias passagens bíblicas. A família real é decendente direta do profeta Maomé. Moises atravessou a Jordania vindo do Egito rumo a Terra Santa. E por sua localização privilegiada, foi invadida e dominada por todo mundo: egipcios, assirios, babilonios, gregos, romanos, persas, muçulmanos, cruzados, mamelucos, otomanos e ingleses. E isso porque certamente tou esquecendo alguns!
Uma grande surpresa pra mim foi o frio polar que se faz nessa terra. E o pior, estou totalmente despreparado para isso. Toda minha roupa de frio voltou para o Brasil logo depois do Nepal pois de fato não precisei mais dela em nenhum momento até agora. Não esperava passar esse frio aqui, assim como não sabia que podia nevar no deserto! Vivendo e aprendendo...
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Jordânia
Assinar:
Postar comentários (Atom)











2 comentários:
Rafa!!! Como eu estava esperando pela Jordânia, e, especialmente, Petra!!!! Um dos lugares que quero muito conhecer em breve!!! Eu também não sabia que era possível nevar no deserto!!!!
Adorei as fotos e o post!!!
Fica bem por aí!!! Bjos, Mari
essa cidade deve ser impressionante mesmo. acho que ela aparece num outro filme (uma referência muito menos cool do que a sua mas lá vai) transformers 2. eu avisei. muito boas as fotos como sempre. se você ainda não tiver um projeto para o que fazer com tudo isso, eu tenho. vamos conversar. grande abraço mais uma vez. por aqui ainda verão.
Postar um comentário