sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O BG eh aqui!

Quem sabe, o Clipper. Ou talvez o Reboucas. Bem aqui, em frente ao nosso hotel, de cara pro rio Nilo. Buzinaco, bandeiras nacionais, gritaria, batucada, rua sendo fechada constantemente por milhares de egipcios euforicos com a vitoria de 4 a 0 na Argelia, pela semifinal do Campeonato Africano. A Argelia havia eliminado o Egito da Copa do Mundo esse ano e toda vez que eles jogam eh tipo Brasil e Argentina. Ta explicada tamanha euforia.

Mas tinha que ser logo hoje? A noite passada passamos sentados no trem de Cairo ate Aswan, no sul do pais e essa noite eu estava planejando dormir de 8 da noite ate as 3h30 da manha, quando deveriamos acordar para visitar uns templos no deserto e voltar antes do sol do meio dia tostar todo mundo. Estamos a caminho de tais templos nesse momento, no meio do nada, ceu totalmente estrelado e lua quase cheia, em um comboio de incontaveis onibus e vans, escoltados pela policia. Pelo visto, a situacao aqui não eh das mais seguras. Como tantos outros paises que visitei nessa trip, o Egito, apesar de seu passado de gloria, hoje esta fadado ao subdesenvolvimento e pobreza. Cairo lembra um pouco a India, suja, feia, superpovoada (20 milhoes de habitantes, a mesma populacao da Australia inteira) e caotica, ainda que bem mais civilizada. Mas o povo eh amigavel, brincalhao e festivo. E eh soh falar que eh brasileiro, que la vem a escalacao inteira da selecao!

Pois eh, o pouco sono que teria hoje foi interrompido pela celebracao legitima desse povo, okay, compreensivel. Mas o dia será longo e amanha estaremos embarcando para um cruzeiro de 3 dias pelo rio Nilo.

Ah, e por que raios estou escrevendo tudo na primeira pessoa do plural? Sim, porque acabei me enfiando num grupo de australianos e neozelandeses numa excursao pelo Oriente Medio que se encaixava perfeitamente em meu cronograma. Passaremos no total 10 dias no Egito, 5 dias na Jordania e 4 em Israel, antes de descer pra Africa do Sul.


Enviado do meu BlackBerry® da TIM

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Demais Rafa!!!
Estava há 1 mês sem receber seus posts, mas agora consertei aqui e li tudo!!
Essa região é caótica, mas LINDA! Enjoy it!
Vai ser dífícil mesmo alguém te surpreender com algo na volta. O jeito vai será ser toda ouvidos para essa inesquecível experiência!
bjokas, mari

Mariana Dornelles disse...

Rafa,
Está sendo o máximo acompanhar essa sua viagem maravilhosa!!! Parabéns pelo blog, pelas fotos, pelas histórias e, principalmente, pela coragem, lá atrás, de ter dado o 1º passo.
E por falar em BG, amanhã tem FLAxFLU e eu estarei lá, torcendo para que seja uma tarde Imperial e com muito Love!!! Torça daí que a gente torce daqui. E não se preocupe com o sono... Ele some no meio da beleza e do inédito.
Quem bom que você, mais uma vez, encontrou um grupo para essa parte da viagem, então enjoy it!!! Aguardo as novidades das próximas paradas, e, em especial, da Jordânia e Israel.
Beijos,
Mari